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Em 2016, a Amazon chamou a atenção do mundo ao lançar um conceito revolucionário de minimercado inteligente. Utilizando a inovadora tecnologia denominada Just Walk Out, os clientes podiam entrar nas lojas, pegar os produtos desejados e sair “sem pagar”. Para isso, bastava que eles se identificassem através de seus smartphones na chegada e, ao finalizar as compras, ao atravessar um sensor localizado na saída do estabelecimento, o valor era automaticamente debitado do cartão previamente cadastrado. Tudo magicamente tecnológico, né? Mas não era bem assim…

Recentemente, a empresa anunciou a descontinuação do serviço Just Walk Out, substituindo-o por carrinhos inteligentes, uma abordagem menos audaciosa. O anúncio veio acompanhado de uma revelação surpreendente: o suposto sistema inteligente dependia, na realidade, da intervenção humana para funcionar. A Amazon mantinha uma equipe composta por cerca de mil funcionários na Índia encarregados de revisar e aprovar as transações realizadas pelo Just Walk Out. Aproximadamente 70% das vendas eram minuciosamente verificadas por estes colaboradores, os quais analisavam as imagens captadas pelas câmeras instaladas nas lojas para assegurar a precisão das leituras dos sensores. Esses funcionários, contratados pela empresa, não eram divulgados como parte integrante do sistema, sendo descritos pela companhia como “profissionais de dados associados ao Aprendizado de Máquina”, operando em conjunto com um sistema de inteligência artificial.

 

 

 

 

Fonte: Rapadura Tech

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