0

Palestinos que haviam deixado suas casas na Faixa de Gaza por conta da guerra entre o Hamas e Israel começaram a voltar para suas cidades nesta sexta-feira (24), após a trégua acordada entre os dois lados começar a valer.

Desde esta madrugada pelo horário de Brasília, entrou em vigor a pausa nos bombardeios prevista no acordo firmado entre o Hamas e Israel na quarta-feira (22). A trégua durará quatro dias e, em troca, o Hamas vai libertar cerca de 50 reféns a partir do fim da manhã desta sexta, também pelo horário de Brasília.

Segundo autoridades locais, dezenas de pessoas que haviam se refugiado na parte sul de Gaza já se deslocaram em direção ao centro e ao norte – em outubro, Israel fez uma série de avisos para que a população deixasse essas duas regiões, que depois foram alvos de intensos bombardeios e da incursão por terra por tropas israelenses.

A trégua durará apenas quatro dias, mas, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuam na Palestina afirmaram que pretendem atuar para que a população consiga ficar protegida dos bombardeios em suas casas após o fim da trégua.

“Agimos com base na esperança e na expectativa de que chegaremos às pessoas necessitadas, onde quer que estejam”, Jens Laerke, porta-voz do escritório da ONU de coordenação das agências humanitárias.

Nesta sexta, as agências da ONU disseram que já pretendem entregar mantimentos à parte norte do território, e que caminhões com ajuda humanitária já se encaminham ao norte de Gaza.

‘Gabinete do ódio’ produzia mensagns para Bolsonaro em sala do Planalto, diz Cid

Artigo anterior

Porta-bandeira histórica fala sobre ter que abrir a bolsa em aeroporto: ‘Só pode ser porque sou negra’

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo