0

A situação de emergência em várias cidades da Bahia se agrava com as fortes chuvas que atingem o estado desde o último final de semana. Além de Salvador, que já está com decreto de emergência em vigor, outros três municípios baianos — Ribeira do Pombal, Wanderley e Gandu — também enfrentam os impactos das chuvas intensas. A Defesa Civil Estadual informou que, em Gandu, há 64 desalojados, sete desabrigados, 50 feridos e mais de 300 pessoas afetadas. Em Wenceslau Guimarães, que também havia decretado emergência, 23 pessoas foram desalojadas e 240 foram diretamente impactadas pelas tempestades.

Em Salvador, a situação é especialmente grave no bairro de Saramandaia, onde pelo menos 53 pessoas estão desabrigadas. O local foi cenário de um deslizamento de terra que resultou na morte de uma pessoa, enquanto outras quatro foram soterradas — uma delas ainda está desaparecida. A Defesa Civil da capital segue em operação para buscar desaparecidos e prestar socorro às vítimas.

Além dos danos humanos, as chuvas também causaram transtornos nas rodovias baianas. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) informou que, desde o início do período crítico das chuvas, tem monitorado a situação das estradas. Na BA-528, próxima ao Parque do Derba, deslizamentos de terra e quedas de árvores já foram solucionados e o tráfego foi totalmente liberado. Já na BA-245, entre Ibitiara e Ibipitanga, os reparos na rodovia afetada estão em andamento e devem ser concluídos até a primeira quinzena de dezembro.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) está prestando apoio aos municípios que decretaram situação de emergência, oferecendo benefícios como aluguel social, aquisição de alimentos e a instalação de abrigos provisórios. Em Salvador, o Colégio Marinha Tavares, localizado em Saramandaia, foi transformado em um ponto de apoio para as vítimas.

Além da capital, outros municípios do sul da Bahia, como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, estão em alerta devido às fortes chuvas. O governo estadual segue monitorando a situação e atualizando informações sobre os danos causados, buscando minimizar os impactos da crise e garantir o atendimento à população afetada.

Com o agravamento das condições climáticas, as autoridades seguem atentas à evolução das chuvas e suas consequências, e reforçam a importância da colaboração entre as prefeituras e o governo do estado para a recuperação das áreas afetadas.

Pesquisa Revela Alarmantes Dados sobre a Violência Contra Mulheres Negras no Brasil

Artigo anterior

Jair Bolsonaro Se Considera “Perseguido” e Cogita Refúgio em Embaixada Após Indiciamento por Tentativa de Golpe

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital