0

Os partidos políticos têm até este domingo (30) para apresentarem as prestações de contas relativas ao ano de 2023. A medida é uma obrigatoriedade prevista na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995, artigo 32), na Constituição e regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A prestação de contas dos partidos visa dar transparência à origem das receitas e à destinação das despesas. Mesmo os partidos que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos devem apresentar suas contas. Toda a documentação deve ser elaborada por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), disponível no site do TSE.

Os partidos devem identificar a origem dos valores recebidos, detalhar as despesas efetuadas e comprovar a aplicação de recursos públicos. Caso um partido não apresente as contas no prazo, a legenda pode ser autuada por não ter prestado contas e sofrer outras sanções.

Essa medida busca garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos utilizados pelos partidos políticos, reforçando a importância do cumprimento das normas estabelecidas pelo TSE.

Especialistas Alertam para Impacto Limitado da Descriminalização do Porte de Maconha

Artigo anterior

Relatórios sobre Regulamentação da Reforma Tributária Serão Divulgados na Próxima Quarta

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil