0

O primeiro planetário de Salvador está prestes a abrir suas portas, prometendo uma experiência única para os amantes da astronomia e para o público em geral. Localizado no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ao lado da portaria principal, o planetário será inaugurado no dia 2 de abril. Com capacidade para 85 pessoas, o espaço oferece uma experiência imersiva com uma cúpula de 11 metros de diâmetro e uma tela de cinema de 180 m², reproduzindo o céu, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

O diferencial deste planetário está na sua conectividade. Todas as imagens projetadas na tela saem de um único equipamento, permitindo uma experiência visual única. Além disso, o espaço contará com dois telescópios para observação direta, possibilitando visualizar detalhes como as crateras da Lua e os anéis de Saturno.

O projeto do planetário foi planejado há quatro anos e traz uma proposta inovadora para o Brasil. O advogado Francisco Lacerda Brito, ex-aluno da Ufba e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB), foi o responsável por doar a construção e os equipamentos do planetário para a universidade.

O espaço será utilizado tanto pela comunidade acadêmica da Ufba quanto pelo público em geral, incluindo alunos de escolas públicas e privadas. Estudantes das escolas públicas terão acesso gratuito, enquanto os demais pagarão uma taxa simbólica. O agendamento das visitas poderá ser feito por meio da plataforma Sympla ou pelo site do planetário.

Inicialmente, serão realizadas duas sessões por semana, com a expectativa de ampliar o funcionamento para todos os dias, das 8h às 20h. O planetário contará com 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas e sete sessões para o público interno da Ufba. As sessões para o público em geral serão comercializadas, visando a manutenção do equipamento.

A gestão do espaço será uma parceria entre a Ufba, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia, trazendo uma proposta educativa e cultural para a população de Salvador.

Vitória enfrenta o Fortaleza em duelo decisivo pela Copa do Nordeste

Artigo anterior

Apple Rumor: Próximo iPhone pode contar com Inteligência Artificial Generativa Integrada

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital